Primeiro vídeo feito no Brasil, 1898
- Tooink Vídeos
- 21 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de fev.
Em 19 de junho de 1898, o ítalo-brasileiro Afonso Segreto deu o pontapé inicial do que seria o cinema brasileiro. Embora muitas pessoas pensem que o cinema brasileiro possua uma história recente, a verdade é que a sétima arte nacional surgiu há bastante tempo. Bem mais de 100 anos, para ser mais específico.
Em 19 de junho de 1898, quando o ítalo-brasileiro Afonso Segreto, a bordo do navio Brésil, enquanto voltava de uma viagem à França, filmou a Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro. Na Europa, foi onde ele aprendeu as técnicas de filmagem, criadas justamente pelos irmãos franceses Auguste e Louis Lumière.
Quando falamos do início do cinema no Brasil, sem dúvida, a data de 19 de junho é bastante significativa. Esta data nos remete a uma manhã de domingo de 19 de junho de 1898, dia e ano em que muitos estudiosos consideram ter acontecido aquela que foi a primeira filmagem no Brasil. O Dia do Cinema Brasileiro, data comemorativa em homenagem ao cinema nacional que é celebrada em 19 de junho. Entretanto, nenhuma cópia desse filme foi preservada, o que faz com que a existência desse filme seja questionada.
Hoje não existem mais essas filmagens feitas por Segreto — ou pelo menos, não conhecidas —, mas é possível confirmar que o dia 19 de junho de 1898 foi um marco para o cinema nacional, graças a notícias publicadas no dia 20 de junho daquele ano no jornal Gazeta de Notícias.
Gazeta de Notícias do dia 20 de junho de 1898 publicou aquela que é considerada a “certidão de nascimento” do cinema nacional, uma nota simples em que mencionava a filmagem, único relato oficial do ocorrido.
“O sr. Afonso Segreto há sete meses que fora buscar o aparelho fotográfico para preparo de vistas destinadas ao cinematógrafo e agora volta habilitado a montar aqui uma verdadeira novidade, que é a exibição de vistas movimentadas do Brasil. Já ao entrar à barra, fotografou ele as fortalezas e navios de guerra. Teremos para dentro em pouco verdadeiras surpresas”,

Primeiro vídeo feito no Brasil, 1898
Comments