Primeira Foto Tirada no Brasil, 1840
- Tooink Vídeos
- 19 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de fev.
Em 1840, o abade francês Louis Comte tirou a primeira fotografia no Brasil. O abade e o daguerreótipo utilizado chegaram ao Rio de Janeiro no navio francês L’Oriental-Hydrographe, uma espécie de navio escola que na época fazia uma expedição científica pelo globo. Ele deveria realizar uma viagem de dois anos e meio, mas o navio acabou naufragando na costa chilena, seis meses depois da primeira fotografia feita do Brasil.
Toda a tripulação de 80 membros sobreviveu ao naufrágio, assim como parte da carga que o navio carregava, inclusive a primeira fotografia feita no Brasil. Um dia depois da primeira fotografia, o Jornal do Comércio noticiou o feito de Louis Comte, afirmando que a imagem ficou pronta em “apenas nove minutos”.
Dias depois, Louis Comte apresentou o daguerreótipo para Dom Pedro II. O imperador do Brasil adquiriu um daguerreótipo em março de 1840, apenas três meses após a primeira fotografia tirada no Brasil. Dom Pedro II foi um apaixonado pelas novas tecnologias do período, como o telégrafo, o telefone, a lâmpada e a fotografia.
Durante sua vida, ele tirou centenas de fotos e comprou milhares de outras. Sua coleção de fotografias foi doada em testamento para a Biblioteca Nacional e passou a ser chamada de Coleção Thereza Christina Maria. A coleção possui mais de 20 mil fotografias.
A partir da década de 1850, fotógrafos abriram estúdios nas principais capitais do país, produzindo principalmente retratos. Na década de 1860, alguns fotógrafos passaram a fotografar o cotidiano das ruas brasileiras e a fotografar paisagens urbanas e rurais, e alguns dele foram patrocinados por Dom Pedro II.
Marc Ferrez foi um dos mais populares fotógrafos brasileiros do século XIX. A partir de 1875, ele participou de expedições cientificas pelo interior do Brasil, fotografando estados como Bahia, Mato Grosso e Goiás. Ferrez também fotografou diversas atividades econômicas praticadas no Brasil e diversas obras estatais, como a construção de estradas, ferrovias e portos.
No início do século XX, surgiram os primeiros fotógrafos ambulantes do Brasil, conhecidos popularmente como fotógrafos “lambe-lambe”. A presença deles com suas grandes câmeras com tripé foi comum nas grandes cidades do Brasil até a década de 1970. Ainda hoje existem alguns "lambe-lambe" na ativa em nosso país.
Duas teorias tentam explicar a origem do apelido "lambe-lambe". Uma delas afirma que os fotógrafos lambiam as placas de vidro para saber qual lado deveria ser utilizado para produzir a fotografia; a outra defende que eles lambiam o envelope no qual a fotografia era entregue para o cliente.
A primeira fotografia tirada com o daguerreótipo - registra uma imagem histórica da cidade do Rio de Janeiro, na Praça XV, mais precisamente no Paço Imperial. Mostra o chafariz do Mestre Valentim, na praça que hoje é considerada um dos locais mais famosos do Rio de Janeiro por conter diversas construções que remontam ao passado do país, como o Paço Imperial, residência dos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II, o Palácio Tiradentes e outras esculturas e monumentos históricos.

Primeira Foto Tirada no Brasil, 1840
Comments