Frederick Scott Archer, 1848
- Tooink Vídeos
- 19 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de fev.
Frederick Scott Archer (1813 –1857) foi um fotógrafo e escultor inglês que é mais conhecido por ter inventado o PROCESSO DE COLÓDIO FOTOGRÁFICO - que precedeu a moderna emulsão de gelatina . É lembrado principalmente por esta única conquista que aumentou muito a acessibilidade da fotografia para o público em geral.
Scott Archer era o segundo filho de um açougueiro em Bishops Stortford, em Hertfordshire, que foi para Londres para fazer um aprendizado como ourives e prateiro.
Por recomendação de Edward Hawkins, ele treinou na Royal Academy Schools como escultor e achou a fotografia de calótipo útil como uma forma de capturar imagens de suas esculturas. Insatisfeito com a baixa definição e contraste do calótipo e as longas exposições necessárias, Scott Archer inventou o novo processo em 1848 e o publicou no The Chemist em março de 1851, permitindo que os fotógrafos combinassem os detalhes finos do daguerreótipo com a capacidade de imprimir várias cópias em papel como o calótipo. Ao publicar sua descoberta, ele o fez conscientemente, sem primeiro patenteá-la, dando-a como um presente ao mundo.
Como escultor, ele expôs na Royal Academy de 1836 a 1851.
Ele morreu empobrecido, pois, como não patenteou o processo de colódio , ganhou muito pouco dinheiro com ele. Um obituário o descreveu como "um cavalheiro muito discreto, com problemas de saúde".
A sua família recebeu uma doação de £ 747 após a sua morte, angariada por subscrição pública, e foi-lhe também fornecida uma pequena pensão para sustentar os seus três filhos após a morte da sua mãe.
A Royal Photographic Society tem uma pequena coleção de fotografias de Scott Archer; algumas também estão no Victoria and Albert Museum .
Archer morreu em 1º de maio de 1857 de uma doença cística hereditária do fígado que o atormentou nas últimas 11 semanas e está enterrado no Cemitério Kensal Green, em Londres.

Frederick Scott Archer, 1848